PERGUNTAS FREQUENTES

Esse currículo pode ser realizado por crianças matriculadas na escola?

O Classical Conversations tem como objetivo liderar o movimento de educação centrada no lar, ensinando aos pais e alunos as ferramentas clássicas de aprendizado descobrindo a ordem e a beleza das coisas criadas por Deus. Portanto, o currículo é exclusivo para crianças educadas em casa.

Existe uma religião específica?

Os princípios religiosos do CC estão descritos em sua Declaração de Fé. Pessoas que não professam os valores da Declaração de Fé são muito bem-vindas às Comunidades. Para tanto, o CC possui 2 tipos de grupos, que se chamam Comunidades Abertas e Comunidades Fechadas.

O que são Comunidades abertas e fechadas?

O CC é composto de pessoas de diferentes estilos de vida que muitas vezes não pensam e vivem da mesma maneira. Assim, o CC incorporou em seu programa flexibilidade e liberdade para os diretores escolherem o tipo de comunidade que se alinha melhor com sua visão.  Nos EUA, o que funcionou bem no passado foi uma combinação de “Comunidades Abertas” e “Comunidades Fechadas”, e que também serão adotadas no Brasil.  

Uma Comunidade Aberta é aquela em que o diretor se sente à vontade para aceitar estudantes de diferentes credos no programa, que entendam a declaração de fé do CC e estejam dispostos a se submeter à liderança do diretor. Porém, nesse caso, nenhuma declaração de adesão à declaração de fé é necessária.  

Uma Comunidade Fechada é aquela em que todos os membros da comunidade são solicitados a assinar um documento de acordo com a declaração de fé.  

Queremos dar espaço para todas as famílias que estudam em casa e desejamos que você se sinta confortável na Comunidade em que você se tornará um membro. Confiamos que você encontrará uma Comunidade que atenda às necessidades de sua família, na qual você será amado e aceito e poderá participar sem constrangimento.

Existe certificação válida como equivalência ao currículo escolar?

Não existe nenhum tipo de certificação emitida pelo Classical Conversations Brasil que tenha valor legal no país.

O currículo está em que idioma?

Nesse primeiro ano de CC (2019), todos os materiais estarão em inglês, tanto os manuais quanto os materiais recomendados. Existe um cronograma de tradução para os materiais, priorizando os manuais: Foundations, Essentials, e Challenges nessa ordem. Será um trabalho para muitos anos. As Comunidades funcionarão de maneira bilíngue, porém o material de apoio no lar, no ano de 2019, estará em língua inglesa.

O currículo será devidamente adaptado para a realidade brasileira, em seu devido tempo, contemplando a história, geografia, literatura e aspectos culturais.

Que dias as Comunidades se reúnem?

A Comunidade se reúne no dia de maior conveniência para a mesma.

Existem férias nas Comunidades?

O Diretor da Comunidade será o responsável por montar o calendário letivo, além de marcar feriados, pausas e férias.

Preciso estar presente nas reuniões semanais com meus filhos?

Sim, pelo menos uns dos pais de Foundations e Essentials devem estar presentes nos encontros semanais. Se um mesmo pai tiver filhos em salas diferentes, fará um rodízio da maneira que melhor lhe convier para dar assistência a ambos os filhos. No Challenge, não há necessidade de acompanhamento dos filhos.

Qual é a duração anual do currículo?

Para Foundations e Essentials, a duração anual do currículo é de 24 semanas.

Para Challenge, 30 semanas.

Como faço para assistir uma aula?

O Diretor da Comunidade poderá marcar dias de “open house” para que famílias não matriculadas tenham a vivência de um dia na Comunidade.

Estou só em minha cidade, posso aplicar o currículo?

Os maiores benefícios e melhores resultados do currículo Classical Conversations são atingidos em comunidade; porém, não havendo disponibilidade de uma comunidade local, é possível que uma família aplique o CC apenas no seu lar para o nível de Foundations.

Essentials e Challenge necessitam de treinamento e Comunidade para serem aplicados.

Caso não haja Comunidade em sua cidade, solicitamos que cadastre-se em nosso site e indique seu desejo de entrar na nossa Lista de Espera.

Serão formadas novas Comunidades em 2019?

A preparação para a formação das Comunidades para o ano de 2019 foi realizada no Practicum de 2018. Nesse momento os pais tutores foram capacitados, diretores escolhidos, e planos estratégicos traçados. As capacitações de novas lideranças serão realizadas a partir do final do segundo semestre de 2019, nas 5 regiões brasileiras para formação de novas Comunidades para o ano de 2020.

Portanto, se em sua cidade não há Comunidade estabelecida para o ano de 2019, solicitamos que cadastre sua família em nosso site e indique seu desejo de entrar na nossa Lista de Espera.

Posso ingressar na Comunidade em qualquer momento do ano?

As famílias podem ingressar na Comunidade em qualquer momento do ano, pagando todas as taxas devidas. Porém não há proporcionalidade nos valores das taxas.

Em caso de mudança de cidade ou opção pessoal, posso transferir minha matrícula para outra Comunidade CC?

Sim, porém neste caso, você deverá pagar uma nova taxa de material para a nova comunidade, sem ressarcimento algum da taxa paga à comunidade antiga.

Uma criança com 9 anos pode ser matriculada apenas no Essentials?

Não há exigência alguma por parte do CC que ela seja matriculada em ambos. Porém, sendo um novo aluno no método e, visando à preparação para os anos de Challenge, é quase que impossível descrever em palavras a importância de ter-se uma base sólida em Foundations. O aproveitamento dos anos na fase Retórica ocorre com mais eficiência e as dificuldades nesses anos naturalmente mais exigentes, são menores. Seguindo o modo clássico de ensino, o aluno nos anos Challenge tem menos interesse e maior resistência a memorização de fatos que impulsionam seu poder de dialética e retórica. Mas eles são essenciais para o sucesso nessa fase. Deste modo, um aluno de 9 anos ainda está em plena condição de sobrepor seus anos em Essentials com Foundations; sobreposição esta que será muito mais laborosa – e inevitável- nos anos Challenge.

A família que não optar por matricular seu filho de 9-12 anos em ambos pode aplicar o currículo Foundations por conta no lar; porém, seu filho não poderá participar das atividades em comunidade Foundations caso tenha um irmão menor devidamente matriculado nesta fase.

Por que os alunos estudam Latim no CC?

O estudo do latim ajuda os alunos com os seus SATs (prova equivalente ao ENEM brasileiro) já que 50 a 60% da língua inglesa vem do latim, assim como 90% das palavras que são mais do que duas sílabas (no Português, essa porcentagem sobe para quase 90%!). Sabemos que o latim aumenta o vocabulário de um aluno de forma exponencial e, consequentemente, aumenta a compreensão de leitura. Também facilita o estudo das línguas românicas. No entanto, existem vários benefícios menos conhecidos do latim.

1) O latim ajuda na acuidade mental. Simplificando, o latim exercita o cérebro de uma pessoa e treina o cérebro para ser mais detalhista. Os alunos não apenas devem traduzir um verbo na pessoa, número, tempo e humor corretos, mas também devem traduzir a palavra no contexto correto.  

2) O latim ajuda os alunos a se tornarem melhores soletradores. Depois que os alunos aprendem as raízes das palavras, eles podem ver a influência latina nas palavras inglesas. Da mesma forma, uma vez que um estudante estuda os padrões de ortografia latina, ele ganha força nesses 90% de palavras com mais de duas sílabas.  

3) O latim ajuda os alunos no estudo da literatura inglesa. Dante, Milton, Swift, Tolkien e Lewis et alii estudaram muito vigorosamente o latim e seus escritos refletem isso na escolha das palavras, na estrutura das frases e no conteúdo. Embora Shakespeare e Chaucer não estudassem latim muito assiduamente, cada um deles estudaram traduções inglesas de originais latinos. Alguns de seus contos são simplesmente relatos de mitos gregos e latinos. O conhecimento do latim não apenas ajuda os alunos na compreensão da leitura, mas também os aclima a vocabulário, estrutura de frases e conteúdo usado por autores de obras clássicas.

4) O latim ajuda os alunos a se tornarem grandes oradores. Quando os alunos têm a oportunidade de ler o latim autêntico, eles aprendem as grandes técnicas retóricas de Cícero, os discursos da Eneida de Vergil e as técnicas persuasivas de Júlio César. Os alunos não apenas vêem a força das figuras de linguagem de Cícero, como a anáfora e a aliteração, mas também vêem seu uso do praeteritio (pretensa omissão do efeito retórico)

5) O estudo do latim diminui em 50% o esforço necessário em outras disciplinas. Na tutoria Challenge and Essentials, descobrimos que isso é muito verdadeiro. O latim é a chave do vocabulário acadêmico e da gramática, seja na lógica, na biologia ou na gramática inglesa. Com uma formação latina, os alunos podem aprender qualquer assunto com mais facilidade, porque ele pode acessar o vocabulário mais facilmente.

Como faço para me tornar um tutor? E um Diretor? Existem requisitos para exercer tais funções?

Sim, existem pré-requisitos para exercer a função de tutor e diretor. Entre em contato com o Diretor de sua Comunidade.

Sou tutor - tenho que pagar a mensalidade de meus filhos?

Sim, porém ao conseguir novos alunos estará recebendo uma remuneração advinda das mensalidades dos mesmos que o ajudará nas despesas.

Para adquirir o material de Foundations, preciso me matricular?

No caso em que não há Comunidade estabelecida, e a família pretende aplicar Foundations, ela deverá matricular seus filhos no CC, pagando apenas a taxa de matrícula e adquirindo o Manual (isento, portanto, da anuidade referente a tutoria semanal).

Posso reproduzir o material ou compartilhá-lo com outras famílias?

É expressamente proibida a reprodução do Manual e materiais que não sejam para o próprio uso da família. Incentivamos a formação de uma Comunidade assim que haja pelo menos duas famílias interessadas em aplicar o CC.