Propósito

O propósito do Classical Conversations® é liderar o movimento de educação centrada no lar, ensinando aos pais e alunos as ferramentas clássicas de aprendizado para que possam descobrir a ordem e a beleza criadas por Deus – e, como resultado, permitir que os outros façam o mesmo.

Visão

O Classical Conversations® cumpre sua missão e propósito estabelecendo e apoiando comunidades de Classical Conversations® no Brasil, Estados Unidos (onde foi fundado) e em em diversos países, capacitando os pais no ensino cristão clássico de seus filhos através de Practicums. Nós permitimos que os pais equipem seus filhos com uma visão de mundo centrada em Cristo e as “ferramentas de aprendizado” clássicas, a fim de impactar o mundo para a glória de Deus.

SAIBA MAIS SOBRE CLASSICAL CONVERSATIONS

  • Oferecer liderança cristã convincente e influente no movimento de educação clássica centrada em casa.
  • Oferecer comunidades clássicas cristãs semanais que aprimorem as habilidades acadêmicas e clássicas de recitação, raciocínio lógico e retórica persuasiva dos alunos.
  • Oferecer Praticums para os pais no Brasil de forma a capacitá-los a ensinar seus filhos qualquer disciplina acadêmica pelo método clássico.
  • Oferecer uma estrutura curricular com uma visão de mundo centrada em Cristo e, ao mesmo tempo, engajar-se na cultura atual em que vivemos.
  • Realizar parcerias com empresas afins para fornecer produtos e serviços de qualidade para as famílias.
  1. Bíblia: a cosmovisão centrada em Cristo é o filtro de pelo qual todos os assuntos devam ser analisados e, eventualmente, integrados.
  2. Pais: os pais são os primeiros e mais influentes professores de uma criança.
  3. Método: recuperar o conhecimento de como ensinar e aprender de forma eficaz e eficiente, utilizando as “ferramentas de aprendizagem” (ou seja, o modelo clássico).
  4. Comunidade: uma comunidade acadêmica saudável viabiliza responsabilidade, estrutura, companheirismo e capacidade para impactar a cultura.
  5. Mentores: um mentor de homeschooling experiente e inspirador, que facilita uma reunião semanal da comunidade e modelos de aprendizagem, fornece recompensas exponenciais na “vida de aprendizado” dos pais e do aluno.
  6. Alunos: todos os alunos podem aprender a “treinar seus cérebros para reter informações”, usá-las logicamente e se comunicarem com clareza.
  7. Habilidades: não há assuntos difíceis, apenas habilidades de aprendizagem inadequadas.
  8. Currículo: O Classical Conversations fornece guias curriculares e um direcionamento de assuntos serem abordados em cada nível, permitindo que os pais continuem como principais direcionadores e autoridade no ajuste dos detalhes que melhor atendam às suas prioridades pessoais e a dinâmica dos seus filhos.
  9. Modelo: Por natureza, uma família com crianças pequenas ensinadas em casa se assemelha muito ao modelo de uma escola – várias idades em torno de um professor primário – o pai.
  10. Recursos: se os professores de escola de um quarto dos Estados Unidos puderem produzir alguns dos maiores líderes com recursos muito limitados, as famílias de ensino domiciliar de hoje também poderão!

Toda Escritura é auto-evidente e, sendo verdadeira, requer nossa submissão sem reservas em todas as áreas da vida. A infalível Palavra de Deus, os sessenta e seis livros do Velho e Novo Testamentos, é o testemunho completo e unificado dos atos redentores de Deus, culminando na encarnação da Palavra Viva, o Senhor Jesus Cristo. A Bíblia, única e totalmente inspirada pelo Espírito Santo, é a autoridade suprema e final em todas as matérias das quais ela trata. Sobre esse fundamento seguro, nós afirmamos os seguintes essenciais adicionais de nossa fé:

  • Nós cremos em um Deus, o soberano Criador e Sustentador de todas as coisas, infinitamente perfeito e eternamente existente em três pessoas: Pai, Filho e Espírito Santo. A Ele toda a honra, glória e louvor para sempre!
  • Jesus Cristo, a Palavra viva, se tornou carne através de Sua concepção miraculosa pelo Espírito Santo e de Sua concepção virginal. Ele, que é verdadeiro Deus, se fez verdadeiro homem em uma pessoa para sempre. Ele morreu na cruz como sacrifício pelos nossos pecados, de acordo com as Escrituras. Ao terceiro dia, Ele corporalmente ressuscitou dos mortos e subiu aos céus, onde, à mão direita da Majestade nas Alturas, Ele agora é nosso Sumo Sacerdote e Mediador.   
  • O Espírito Santo, a terceira pessoa da Divindade, veio para glorificar Cristo e aplicar a obra salvífica de Cristo em nossos corações. Ele nos convence do pecado e nos aproxima do Salvador. Habitando em nossos corações, Ele nos dá nova vida, nos capacita, e nos concede dons para o serviço. Ele nos instrui e guia em toda a verdade e nos sela para o dia da redenção.
  • Estando afastados de Deus e condenados por nossa pecaminosidade, nossa salvação é totalmente dependente da obra da graça de Deus. Deus credita Sua justiça naqueles que colocam sua fé em Cristo somente, para a salvação deles, e assim os justifica à Sua vista.
  • Nós cremos que (a) a salvação é pela graça, um dom gratuito de Deus à parte de obras; (b) a salvação envolve arrependimento, uma mudança de mente em relação a Deus e, assim, uma conversão dos próprios caminhos para os caminhos de Deus; (c) a salvação é através da fé pessoal no Senhor Jesus Cristo, em Cristo somente; (d) todos que recebem Jesus Cristo são regenerados pelo Espírito Santo e se tornam filhos de Deus, e (e) a verdadeira salvação se manifestará por uma vida transformada.
  • A verdadeira Igreja é composta de todas as pessoas que através da fé salvadora em Jesus Cristo e da obra santificadora do Espírito Santo são unidas no corpo de Cristo.  A Igreja acha sua visível – ainda que imperfeita- expressão em congregações locais onde a Palavra de Deus é pregada em sua pureza e os sacramentos são administrados em sua integridade; onde a disciplina bíblica é praticada, e onde a comunhão amorosa é mantida. Para a sua perfeição, ela aguarda o retorno de seu Senhor.
  • Jesus Cristo voltará novamente à terra – pessoalmente, visivelmente, e corporalmente – para julgar os vivos e os mortos e para consumar a história e o eterno plano de Deus. “Amém, vem, Senhor Jesus” (Ap. 22:20).

O Senhor Jesus Cristo ordena todos os crentes a proclamarem o Evangelho pelo mundo e fazer discípulos de todas as nações. A obediência à Grande Comissão requer total comprometimento com “Aquele que nos amou e se entregou a si mesmo por nós.” Ele nos chama a uma vida de amor abnegado e serviço. “Pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas” (Ef. 2:10).

No Brasil: A Educação Domiciliar vem crescendo rapidamente nos últimos 5 anos no Brasil. Esse fenômeno não passou despercebido ao Classical Conversations EUA, quando participaram da Conferência Global de Educação Domiciliar, realizada no Rio de Janeiro em 2016., oportunidade em que os brasileiros conheceram mais de perto a riqueza do currículo e o desejo de trazê-lo para o país, surgiu. Porém, ainda não era chegado o momento.

No ano seguinte, Diane Ellis iniciou um projeto que culminaria na vinda do CC para o Brasil. Muitas reuniões, contatos, treinamentos e idas aos EUA se sucederam. Em uma delas, levou consigo mães homeschoolers empreendedoras, para que a viabilização desse sonho pudesse acontecer.

Finalmente, em dezembro de 2018, ocorreu em Atibaia o 1º Practicum do Brasil, com a presença de 175 pessoas de todos os cantos do país. Foram capacitados 65 tutores nas diversas fases e montadas 20 Comunidades espalhadas por todo território nacional – pais sedentos por um currículo verdadeiramente cristão, e que envolvesse a convivência constante entre as famílias.

Essa é a história do CC Brasil, que está sendo escrita perfeitamente por um Deus que tem olhado para nosso país com misericórdia e amor.


Nos Estados Unidos:

Classical Conversations é uma organização construída sobre a família.

Desde suas origens, em 1997, com 11 meninos adolescentes no porão da casa de Leigh Bortins em Winston-Salem (Carolina do Norte), até os 117.000 estudantes agora matriculados em seus programas, o Classical Conversations sempre foi e sempre será sobre família – a família Bortins seguindo a orientação de Deus no ensino de outras famílias  como “treinar [seus filhos] a maneira que [eles] deveriam andar…”