O QUE É
EDUCAÇÃO CLÁSSICA?
Alguns educadores acreditam que a educação clássica significa simplesmente adicionar o latim a uma educação moderna; outros o definem como o estudo de obras clássicas da literatura.
Uma educação clássica reconhece que aprendemos qualquer coisa passando por três estágios distintos: aprender as palavras e fatos básicos associados ao assunto, classificar, compreender e praticar o uso dessas palavras e fatos, e finalmente, usar a informação ensinando o assunto a alguém senão, escrevendo ensaios originais sobre o assunto ou resolvendo problemas com as informações.
As Conversas Clássicas incluem literatura latina e clássica, mas quando dizemos “clássica”, estamos nos referindo aos três estágios de aprendizagem listados acima, que orientam nossos programas, tutores, pais e alunos.
O Estágio de Gramática: Aprendendo as palavras e termos associados a um assunto.
O primeiro passo para aprender qualquer assunto é aprender o vocabulário. Por exemplo, quando você aprende a ler, aprende os nomes das letras e os sons que elas fazem. Os educadores clássicos chamam isso de estágio gramatical. As crianças pequenas gostam dessa fase: elas adoram repetir canções, entoar rimas e pronunciar palavrões. Capitalizamos sua diversão ensinando a jovens alunos a gramática de muitos assuntos, usando canções e cânticos, e praticando com amigos.
O Estágio Dialético: fazer perguntas, classificar, comparar e praticar o conhecimento aprendido no estágio gramatical.
A segunda etapa para aprender um assunto é classificar, comparar e compreender as palavras e as regras que se aplicam a elas. Por exemplo, ao aprender a ler, os alunos aprenderão como juntar letras para formar palavras e como construir uma frase. Chamamos de estágio dialético porque muito do trabalho realizado nesse processo é realizado por meio do diálogo. Em geral, as crianças gostam mais desse processo entre dez e treze anos.
O Estágio Retórico: comunicar a verdade sobre os assuntos aprendidos no estágio dialético por meio da escrita, fala ou conversação.
O terceiro estágio no aprendizado de um assunto é usar o que você aprendeu para resolver um problema, escrever um artigo ou discurso original ou conduzir uma discussão. Na leitura, esse seria o momento de focar nos temas e no contexto do que você leu e aplicar as lições aprendidas às próprias experiências de vida. Os adolescentes mais velhos geralmente gostam desse processo porque desejam se expressar e ser criativos na solução de problemas.
Esses três estágios são chamadas, respectivamente, de gramática, dialética e retórica; juntos, eles constituem o modelo clássico.
Foundations
É um programa que corresponde ao primeiro estágio da Educação Clássica, a gramática. Trata-se de um programa matutino voltado para crianças de 4 a 12 anos. Este é um momento de aprendizado bem dinâmico, em que os tutores modelam as ferramentas clássicas da gramática, informando os fatos sobre vários temas interessantes. Os estudantes praticam oratória, fazem um experimento de ciências e participam de projetos de arte ou música a cada semana.
Essentials
É um programa referente ao segundo estágio da Educação Clássica, a dialética, para crianças de 9 a 12 anos. Os tutores modelam ferramentas da gramática e da dialética para o ensino da Língua Portuguesa, da arte de escrever e do cálculo mental. Os estudantes desenvolvem a habilidade de selecionar e classificar os elementos essenciais da língua e aprendem de que ferramentas precisam para escrever com eloquência e persuasão.
Challenge
São programas referente ao terceiro do estágio da Educação Clássica, a retórica, para crianças com mais de 12 anos. Os estudantes não só debatem temas, fazendo uso de suas habilidades de gramática e dialética, como também aprendem a conduzir, liderar discussões e debates. Eles são capazes de expressar-se integralmente na aplicação criativa, significativa e prática dos conteúdos estudados; e nesse nível de aprendizagem, a comunidade tem o papel mais importante.