UMA EDUCAÇÃO PODE SER
CLÁSSICA E CRISTÃ?
Os pais geralmente associam uma educação clássica com conteúdo “não cristão”, como mitologia ou filosofia grega. Naturalmente, eles então se perguntam como esses estudos podem ser cristãos.
Primeiro, porque Deus tem domínio sobre tudo, os cristãos podem tirar proveito do estudo da literatura e filosofia gregas.
Segundo, este estudo é mais útil quando prepara o coração para a aceitação de Cristo, e então leva o indivíduo a desenvolver uma fé racional e defensável; uma fé que também é improvável de ser suscetível a falsos ensinos.
Terceiro, os cristãos devem abordar toda leitura com cuidado, retirando o que é verdadeiro e proveitoso e rejeitando o que é falso.
Cremos que o propósito da educação é Conhecer a Deus e torná-lo conhecido.
O Estágio de Gramática: Aprendendo as palavras e termos associados a um assunto.
O primeiro passo para aprender qualquer assunto é aprender o vocabulário. Por exemplo, quando você aprende a ler, aprende os nomes das letras e os sons que elas fazem. Os educadores clássicos chamam isso de estágio gramatical. As crianças pequenas gostam dessa fase: elas adoram repetir canções, entoar rimas e pronunciar palavrões. Capitalizamos sua diversão ensinando a jovens alunos a gramática de muitos assuntos, usando canções e cânticos, e praticando com amigos.
O Estágio Dialético: fazer perguntas, classificar, comparar e praticar o conhecimento aprendido no estágio gramatical.
A segunda etapa para aprender um assunto é classificar, comparar e compreender as palavras e as regras que se aplicam a elas. Por exemplo, ao aprender a ler, os alunos aprenderão como juntar letras para formar palavras e como construir uma frase. Chamamos de estágio dialético porque muito do trabalho realizado nesse processo é realizado por meio do diálogo. Em geral, as crianças gostam mais desse processo entre dez e treze anos.
O Estágio Retórico: comunicar a verdade sobre os assuntos aprendidos no estágio dialético por meio da escrita, fala ou conversação.
O terceiro estágio no aprendizado de um assunto é usar o que você aprendeu para resolver um problema, escrever um artigo ou discurso original ou conduzir uma discussão. Na leitura, esse seria o momento de focar nos temas e no contexto do que você leu e aplicar as lições aprendidas às próprias experiências de vida. Os adolescentes mais velhos geralmente gostam desse processo porque desejam se expressar e ser criativos na solução de problemas.
"A educação verdadeira deve nos preparar para amar o aprendizado e enxergar o mundo pela perspectiva de Deus."
Leigh A. Bortins
PORTADORES DA IMAGEM DE DEUS.
Os filhos são marcados com a imagem física de seus pais biológicos. Tal semelhança física é uma forma de sabermos que nossos filhos são responsabilidade nossa. Pais têm a responsabilidade de dar exemplo do que significa ser portador da imagem de Deus e todas as outras instituições deveriam apoiar os pais nessa tarefa e não sobrepujá-los.
DESIGNADOS A AMAR E ENSINAR.
Criamos nossos filhos para serem irmãos em Cristo. Pais possuem o dever divinamente designado de amar e ensinar seus filhos no caminho em que devem andar, encarnando o amor de Cristo em todas as coisas e em cada circunstância. Nós nos comprometemos a estudar a Palavra de Deus ao longo de nossa vida. Da mesma forma, devemos estar comprometidos quando se trata de estudar o mundo de Deus.
GUARDANDO A PALAVRA , ALINHANDO OS PENSAMENTOS E COMPARTILHANDO O AMOR.
Guardamos a Palavra de Deus em nosso coração, alinhamos nossos pensamentos aos de Deus e compartilhamos o amor de Cristo com nosso próximo. Ele dotou cada um de nós perfeitamente para obedecê-lo. Palavras, pensamentos e ações são análogos às artes clássicas da Gramática, Dialética e Retórica.
O CAMINHO, A VERDADE E A VIDA.
Nosso Senhor Jesus nos ensinou a Seu próprio respeito. Os Pais devem orar incessantemente pala graça e misericórdia necessárias para refletir melhor a imagem de Deus, enquanto demonstram como amá-lo com todo seu corpo, mente e alma.
A ESPERANÇA QUE RESIDE EM NÓS.
Examinamos as palavras, os pensamentos e as ações do passado e do presente, de cristãos e não cristãos, de culturas próximas e distantes, no intuito de nos posicionarmos, como Pedro, e sermos tudo para todas as pessoas, prontos para responder acerca da esperança que reside em nós.
Foundations
É um programa que corresponde ao primeiro estágio da Educação Clássica, a gramática. Trata-se de um programa matutino voltado para crianças de 4 a 12 anos. Este é um momento de aprendizado bem dinâmico, em que os tutores modelam as ferramentas clássicas da gramática, informando os fatos sobre vários temas interessantes. Os estudantes praticam oratória, fazem um experimento de ciências e participam de projetos de arte ou música a cada semana.
Essentials
É um programa referente ao segundo estágio da Educação Clássica, a dialética, para crianças de 9 a 12 anos. Os tutores modelam ferramentas da gramática e da dialética para o ensino da Língua Portuguesa, da arte de escrever e do cálculo mental. Os estudantes desenvolvem a habilidade de selecionar e classificar os elementos essenciais da língua e aprendem de que ferramentas precisam para escrever com eloquência e persuasão.
Challenge
São programas referente ao terceiro do estágio da Educação Clássica, a retórica, para crianças com mais de 12 anos. Os estudantes não só debatem temas, fazendo uso de suas habilidades de gramática e dialética, como também aprendem a conduzir, liderar discussões e debates. Eles são capazes de expressar-se integralmente na aplicação criativa, significativa e prática dos conteúdos estudados; e nesse nível de aprendizagem, a comunidade tem o papel mais importante.